quinta-feira, 16 de julho de 2009


Nada melhor lembrar de coisas boas que aconteceram nas nossas vidas... momentos únicos, pessoas inesqueciveis, e a saudade aí... apertando o coração...

Deixo aqui o discurso que fiz no dia da nossa coloção de grau, que naquele momento ao proferi-lo me preencheu de emoção, e que com certeza aos demais colegas também...


Aos amigos um convite:

Fechamos os olhos. Lembrem do primeiro dia de aula: a maioria ilustres desconhecidos. Encontros inesperados de vidas, temores e anseios, desejos e sonhos.
Queríamos nos conhecer; a troca de olhares, muitos ainda jovens, outros já marcados pela vida, observando curiosos o que era novo, outros, tentando firmar os pés em um novo ambiente. Uns seguros de si, outros temerosos daquilo que viria, correr riscos, corações batendo mais forte e até mesmo embaraçados com a missão que nos foi confiada: SERMOS ÓTIMOS PROFISSIONAIS.
Perdidos nos corredores, subindo e descendo as escadas, assustados e ansiosos. Tantos risos e tantas brigas! Tantas afinidades e tantos desafetos. Mesmo sem saber se era ali que deveríamos estar... o tempo se encarregou de dissipar o medo e a descrença. Sabíamos que a caminhada era longa e os desafios... maiores ainda, mas, maior que esta, era a vontade de vencer.
Víamo-nos uns aos outros mais do que nossos próprios familiares. Mas guardemos esta certeza: nada foi em vão, tudo que foi vivido mudou nossa maneira de pensar. E para o futuro quem sabe? O dia com que tanto sonhávamos chegou! E o que era medo se transformou em coragem, o que era dúvida se fez perseverança e da descrença nasceu a entrega.
Quero dizer em meu nome, e em nome de todos os meus colegas, aos mestres, que reconhecemos as dificuldades de vossas funções, sabemos que às vezes não soubemos reconhecer tanto esforço, não foi por mal acreditem! Mas, este dia me parece uma boa oportunidade para que todos nós façamos uma promessa no sentido de que não vamos nos esquecer dos seus ensinamentos; e que estaremos cada vez mais atentos, a fim de retribuirmos tal dedicação com o nosso sucesso.
É o momento de dizer obrigado, aos mestres, a todos os demais funcionários. Sem a orientação e o trabalho de vocês, não estaríamos agora celebrando este dia que se tornará inesquecível em nossas vidas, porque do amanhã não sabemos e do ontem ficarão apenas lembranças.
Pelos olhos ansiosos à espera da conquista, chegou a hora da despedida, a etapa de uma nova vida, a intensidade da concretização de um sonho. E que da faculdade, tiramos uma lição: os momentos e as pessoas são únicos e as oportunidades também...
E agora chegou à hora de dizer adeus, adeus não, até breve, nos encontraremos pelo mundo... Pois o sonho é a mais pura realidade...
Obrigada!